-
Arquitetos: Architects 49
- Área: 16000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Chaovarith Poonphol
-
Fabricantes: 3M, ALPOLIC, AutoDesk, Boral, FAMELINE, Inno Viva, Lysaght, Nippon Paint, Rhinoceros, Siam Yamato, Starflex, Structural Dynamics, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A singularidade de uma performance integrada pela ilusão da tecnologia combinada com o realismo dos artistas performáticos é a chave para gerar a imaginação do público. Isso desperta as ideias da equipe de arquitetos para incorporar técnicas de ilusão e criar o mesmo efeito imaginativo com a arquitetura.
Técnicas de ilusão foram estudadas para alcançar efeitos surpreendentes. O conceito de "levitação" foi discutido e posteriormente estudado permitindo que a grande massa do teatro flutuasse sem esforço acima do solo.
Para alcançar o efeito de levitação, vários elementos, incluindo sombras, a massa do edifício vista de baixo e o espaço claro ou vazio sob a massa, desempenham um papel essencial para atingir esse objetivo do projeto.
A forma arquitetônica deve ser simples e representar uma "caixa" para facilitar a compreensão visual.
O truque é disfarçar os espaços prévios ao teatro no nível do solo como um espaço claro ou vazio para permitir que a caixa flutue perceptivelmente acima, incorporando planos de espelho nas paredes e no teto que escondem a estrutura e refletem o meio ambiente e o céu.
Como a caixa está suspensa a 8,75 metros da estrutura principal, uma estrutura de aço de 15x50x14 metros é usada flutuando no ar para que os visitantes possam perceber o reflexo da caixa em maior profundidade.
O lago reflexivo aumenta o efeito da altura sob a caixa e a iluminação montada no teto também ajuda a enfatizar seu limite em condições de pouca luz.
Aproveitando a brisa costeira em Pattaya, uma fachada cinética é usada para criar outro efeito ilusório que expressa a dinâmica. Uma forma específica de peças de diamante feitas de folhas de alumínio dobradas representando a arte tradicional tailandesa é usada para os componentes cinéticos fixados nos cabos tensionados.
Em um dia de vento, essas 30.000 peças de diamantes dourados criam efeitos de ondas cintilantes que lembram um oceano.